sábado, 23 de março de 2013

Essência


Para elaborar um perfume é necessário misturar alguns produtos que irão mantê-lo durante toda sua 'vida'. Existem milhões de perfumes diferentes; pequenas variações de alguns elementos e de dosagens dos mesmos. Contudo, todos os perfumes têm algo imutável: a essência. Assim também são as pessoas. Qual sua essência? Essa é uma pergunta que vem me martelando e, por vezes, massacrando. A essência é um fator perene? É uma substância com a qual já nascemos e morreremos com ela? Ou seria algo que se transforma com o passar do tempo, nossas vivências, os meios e as pessoas que nos rodeiam? Tal como nos perfumes, acredito que é algo inalterável também nos seres humanos. É algo mais forte que nós - que não respeita nossas vontades.

House é um seriado da TV a cabo que considero genial. Trata-se de um médico - o dr. Gregory House - que é extremamente cético acerca das pessoas. É evidente o conflito, já que ele ganha a vida salvando esses seres. Um personagem muito bem elaborado. Mas o ponto onde quero chegar ao lembrá-lo está em algumas de suas frases marcantes - repetidas inúmeras vezes durante as oito temporadas do seriado.

- Everybody lies
- Nobody changes

É uma verdade básica da condição humana: todo mundo mente. A única variável é acerca de quê. Acredito que uma mentira comum e muitas vezes imperceptível diz respeito justamente à essência. Nesse ponto se encaixa a máxima: ninguém muda. Se esse pilar do caráter é algo irremediável - como creio eu - não importa o quanto você se afaste, mude hábitos, desfrute de novas crenças e filosofias. Na sua raiz, você permanece. Não se trata de estar, mas sim de ser. Ninguém muda. O achar que mudou é uma mentira. E todo mundo mente.

A essência é primordial para designar a fragrância. Seja para perfumes ou pessoas, estamos falando da marca que deixamos. Uma essência ruim, por mais que misturemos produtos purificadores, exalará uma fragrância de podridão. Talvez em um primeiro momento, na primeira "respirada", até nos agrade. Mas com o tempo, os enfeites evaporam e a essência fica bastante à mostra. Claro que existem perfumes inebriantes, essências deslumbrantes que nos surpreendem positivamente. Mas, convenhamos entristecidos, em se tratando de pessoas são muito mais raros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário